Primeiro vamos explicar os novos termos que são dicas essenciais para manter os cachos sempre lindos. Low, em inglês, significa pouco e Poo, quer dizer xampu. Então, low poo é pouco xampu e no poo é sem xampu. “A técnica criada por Lorraine Massey, fundadora da marca Deva Curl, é fazer uma limpeza adequada dos fios evitando o ressecamento que os xampus comuns costumam fazer, pois contêm sulfatos em suas fórmulas”, explica o hairstylist Michael Ribeiro, do Homa Elite Salon (SP).

O sulfato é um tipo de detergente que, em grandes concentrações nos cosméticos, resseca os fios, retirando toda a gordura. E isso é um grande problema para as crespas e cacheadas. Naturalmente, a oleosidade da raiz não consegue chegar até as pontas, devido ao formato em espiral dos fios. “Evite ainda cosméticos com petrolato, que acumulam maior oleosidade nos fios e os deixam mais pesados e sem definição.”

Qual a diferença entre eles?

“Lavagens low poo são feitas com xampu livres de sulfatos e as no poo são feitas com condicionadores sem silicones insolúveis e sem nada de xampu para higienizar os fios”, comenta. E a utilização de produtos nesta linha traz benefícios ao cabelo, dando maior definição aos cachos, diminui o frizz e auxilia o manuseio do dia a dia.

Mas nem todos são beneficiados com a técnica. Quem tem madeixas lisas precisa tomar cuidado, pois as lavagens sem xampu tendem a dar mais oleosidade aos fios que já são oleosos por natureza.

Como iniciar a técnica?

Se você quer aderir ao estilo, faça uma última lavagem nos cabelos com xampus com sulfato e sem petrolatos, que são capazes de remover os possíveis resíduos de silicones insolúveis e derivados de petróleo que ficaram em seus fios. Aplique um condicionador liberado pela técnica, massageie e enxague. Xampus com sulfato geralmente contém óleo mineral, parafina líquida, petrolatos, vaselina, isoparafina, dodecano, isododecano e alcano.

As lavagens seguintes devem ser feitas com produtos que sejam livres de sulfatos ou com condicionadores recomendados (sem petrolatos ou silicones). “As técnicas no e low poo exigem um cronograma capilar, composto por três lavagens semanais, intercalando hidratação, nutrição e reconstrução”, comenta o hairstylist.

Co-wash

É lavar o cabelo apenas com condicionar (sem xampu), pois o produto tem agentes emolientes capazes de limpar. Mas não é qualquer um. Você precisa escolher os produtos que tenham a indicação de co-wash ou que promovam limpeza nos fios, senão, eles ficarão engordurados e não limpos.

Para fazer em casa: coloque uma pequena quantidade de condicionar (estes recomendados) nas mãos e massageie bem o couro cabeludo. Enxague de forma a retirar todo o produto. Passe novamente o condicionador.

low_no_poo_buscando-1

low_no_poo_buscando-2

Fotos: divulgação e Pixabay (abre)


Onde encontrar:

Alergoshop

Aspa Cosméticos

Brasilis Cosméticos

C.Kamura

Cris Dios

Embelleze

Garnier

Haskell Cosmética Natural

Itallian Hairtech

Kérastase

Lola Cosmetics

L’Oréal Professionnel

Redken

Salon Line

Widi Care

Yenzah Cosméticos

Salvar

Salvar

Salvar

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.