Que tal aproveitar para fazer uma sobremesa deliciosa? O Crème Brûlée é delicado e pode ser servido em jantares especiais ou até em aniversários

Aproveite para fazer uma sobremesa deliciosa. O Crème Brûlée é delicado e pode ser servido em jantares especiais ou até em aniversários

Que tal fazer uma sobremesa sofisticada na panela de pressão elétrica? A dica e a receita são da Mondial Eletrodomésticos e rende quatro porções. Preparado para fazer?

Leia mais:

Cheesecake de ricota com geleia de cranberry e goji berry

Musse de chocolate belga

Ingredientes:

  • 400 g de creme de leite (2 caixinhas)
  • 100 ml de leite (2/5 de xícara)
  • 60 g de açúcar
  • 5 gemas
  • 1 colher de chá de extrato de baunilha (ou ½ fava de baunilha)
  • Açúcar para caramelizar

Preparo:

Em uma tigela, coloque as gemas (se preferir, passe pela peneira para retirar a película) e o açúcar. Bata bem com um batedor tipo fouet até que os grânulos de açúcar se dissolvam e a mistura comece a ficar esbranquiçada. Acrescente o creme de leite, o leite e a baunilha. Misture bem e deixe o líquido descansar por cerca de 10 minutos e então retire a espuma que se formou com a ajuda de uma colher. Isso deixará o crème brûlée mais lisinho.

Em pequenos potes de cerâmica tipo ramekin despeje delicadamente a mistura, deixando cerca de 1 cm de borda livre. Cubra os potinhos com papel alumínio e acomode-os na panela de pressão elétrica, com cerca de 2 cm de água no fundo para que a mistura cozinhe em banho maria.

Tampe a panela, coloque a válvula na posição de pressão e programe qualquer função de cozimento, ajustando o tempo para 10 minutos. Caso prefira o creme mais mole, cozinhe por apenas oito minutos.

Ao final do tempo, retire a pressão da panela e, em seguida, retire cuidadosamente os potinhos, descubra e espere eles esfriarem. Depois de frios, cubra-os com plástico filme e leve-os para a geladeira por cerca de quatro horas.

Para caramelizar o crème brûlée basta colocar uma camada fina de açúcar cristal ou refinado por cima do creme. Tradicionalmente, usa-se um maçarico culinário para derreter o açúcar até que ele se torne uma casquinha. Uma alternativa é esquentar uma colher e ir passando delicadamente por cima do açúcar até que ele derreta ou caramelizar o açúcar em uma panela separadamente e espalhar uma pequena quantidade por cima.

Dica: Para essa receita, o ideal é utilizar o creme de leite em caixa para que o creme não talhe.

Foto: divulgação/Shutterstock

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.