Entre tantas festas bacanas de se conhecer durante a lua de mel na região italiana, destacamos a “Bravio delle Botti”, em Montepulciano, que é realizada no último fim de semana de agosto, entre os dias 25 e 28.

A atração principal é uma corrida com barris do renomado vinho local, o Nobile di Montepulciano, inspirada nas competições medievais com cavalos. São duplas de corredores representando os oito distritos da cidade que rolam, cada uma, um barril de 80 quilos por um quilômetro nas ruas do centro histórico. A geografia da cidade tem um trajeto morro acima até a praça central, a Piazza Grande, tornando tudo mais difícil e divertido.

Os moradores de toda a cidade se organizam ao redor do festival com cortejos, missas e festas, além de decorarem o centro com bandeiras e adornos com as cores dos distritos. Trajados com roupas típicas em meio a construções do fim do século 14 ao 17, eles fazem os turistas se sentirem em plena Idade Média.

As celebrações começam na noite da quinta-feira, 25 de agosto, quando toda a cidade apaga as luzes para destacar a beleza da procissão de velas, com tambores e bandeiras. Ao fim da cerimônia, as velas são oferecidas ao padroeiro São João Batista e o público aproveita apresentações de artes, como dança e teatro. Já no domingo da corrida, a dica é chegar bem cedo para curtir todas as atividades.

toscana_festival_medieval_01

Dica de hospedagem

Distante apenas 40 minutos de Montepulciano, o Laticastelli Country Relais é um hotel com conceito butique, montado em um castelo do século 13, totalmente reformado, que conta com apenas 33 suítes. Todas equipadas com ar-condicionado, frigobar, aparelho de DVD, internet, telefone e wi-fi gratuito. Além disso, há uma piscina, bicicletas para passeio e o restaurante La Taverna, onde são oferecidas degustações de vinhos locais na adega e onde às noites é possível jantar desfrutando os diferentes sabores toscanos.

Fotos: divulgação/Laticastelli e Agenzia turismo Chianciano Terme

toscana_festival_medieval_03

Toscana

toscana_festival_medieval_04

 

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.