Receita: guirlanda de biscoito para o Natal

Que tal preparar uma guirlanda de biscoito para este Natal? Ou mesmo presentear os amigos e familiares com uma? Confira a receita e o vídeo

A guirlanda de biscoito de Natal foi elaborada pela chef Joyce Galvão, da União. A receita rende 3 guirlandas de 15 cm de diâmetro cada.

 

Ingredientes:

 

Massa

100 g de manteiga em temperatura ambiente

½ xícara (chá) de açúcar refinado

1 ovo

½ colher (chá) de essência de baunilha

2 e ¼ xícaras (chá) de farinha de trigo

3 colheres (café) de fermento em pó

1 pitada de sal

1 clara

 

Glacê

1 xícara (chá) de açúcar de confeiteiro peneirado

1 colher (sopa) de pó de merengue ou clara

2 colheres (sopa) de água

 

Decoração

Confeitos coloridos

Açúcar de confeiteiro, para polvilhar

 

Leia mais:

Receita: bolo gelado de coco, por Carole Crema

Receita: brownie de grão de bico fit

 

guirlanda de biscoito

Preparo:

Massa

Na batedeira, bata a manteiga com o açúcar refinado até ficar cremoso. Junte o ovo e a essência e bata até homogeneizar. Retire da batedeira e acrescente a farinha peneirada com fermento e o sal e misture até formar uma massa lisa. Embrulhe em filme plástico e leve à geladeira por 1 hora. Abra a massa até atingir 0,5 cm de espessura.

Com o cortador de estrelas (aproximadamente 5,5 cm de largura) corte 16 estrelas para cada guirlanda. Nas costas de uma assadeira untada, acomode as estrelas, sobrepondo-as unindo as pontas formando um arco com 15 cm de diâmetro. Para facilitar no momento de abrir a massa, coloque-a entre 2 folhas de plástico próprio para alimentos.

Entre as pontas pincele clara de ovo para fixar os biscoitos. Junte as aparas de massa e abra novamente. Com um cortador de miniestrela corte estrelinhas para decorar a guirlanda. Asse as guirlandas e as estrelinhas no forno preaquecido com temperatura moderada (180°C) por cerca de 20 minutos ou até dourarem. Reserve até esfriarem totalmente.

 

Glacê

Em uma batedeira, bata o açúcar de confeiteiro junto com o pó de merengue e a água até obter um merengue firme. Para colorir, acrescente no glacê pronto o corante alimentício em gel da cor de sua preferência e misture bem.

 

Decoração 1

Coloque o glacê em um saco de confeitar com o bico desejado e utilize para decorar os biscoitos. Polvilhe os confeitos coloridos sobre o glacê. Reserve.

 

Decoração 2

Polvilhe o açúcar de confeiteiro sobre toda a guirlanda. Reserve.

 

Decoração 3

Cubra as estrelinhas de biscoitos com o glacê e polvilhe os confeitos coloridos. Espere secar e fixe na guirlanda utilizando um pouco de glacê. Reserve.

Foto e vídeo: divulgação

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.