As altas temperaturas somadas a banhos de sol, areia, mar e piscina podem detonar seu cabelo e prejudicar o penteado do seu grande dia – principalmente se estiver próximo. É melhor tomar cuidado para ter fios saudáveis e fortes, além de evitar problemas no futuro. Acompanhe as dicas da cabeleireira Michela Santiago, da unidade Studio W Campinas (SP).

 

1. Use produtos para o cabelo com filtro UV sempre que se expor ao sol ou fazer uma corrida ao ar livre. “Isso evitará que os raios solares queimem, desidratem e desbotem os fios”, alerta Michela.

2. Depois de entrar no mar ou na piscina, enxágue os cabelos. Passe-os por água doce e limpa para tirar os resíduos de sal e cloro dos fios.

3. Mantenha o corte em dia. Aparar as pontas dos fios deixa-as sempre sadias evitando o efeito espiga de milho.

4. Faça tratamento no salão e em casa. Hidratar o cabelo é sempre o segredo. “Para melhor resultado, faça o tratamento no salão e mantenha a manutenção em casa”, explica.

5. Evite a chapinha e o modelador de cachos. Em dias de praia e piscina, evite as ferramentas para não ressecar mais os fios.

 

Leia mais:

Conquiste o bronzeado perfeito

Perca até 24 quilos antes do casamento

 

6. Use protetor térmico. Caso o uso da chapinha e do modelador de cachos sejam imprescindíveis, use-as com o cabelo bem seco e com a proteção de um leave-in térmico.

7. Cuide do couro cabeludo. “Muita gente esquece, mas cuidar do couro cabeludo faz toda a diferença para fios saudáveis”, diz a cabeleireira. Quando estiver exposto ao sol, use chapéus, bonés, lenços.

8. Use xampu e condicionador para o seu tipo de cabelo. Em cada lavagem seus cabelos já são tratados adequadamente. Caso não saiba qual produto usar, consulte um profissional.

9. Tome banhos mais frios. Aproveite o calor para abrir mais o chuveiro, seu cabelo e seu couro cabeludo agradecem, pois, o uso de água fria evita o ressecamento dos fios e o aumento da oleosidade no couro cabeludo.

10. Não seja o profissional em casa. Caso ocorra algum problema com os fios: desbotamento, ressecamento, desidratação, entre outros, consulte um profissional. “Não faça testes de produtos capilares que não sejam adequados para os fios ou que sejam de uso profissional”, finaliza Michela.

Foto: Pixabay

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.