Alguns cuidados são fundamentais para quem sonha em casar no campo. Selecionamos alguns para você não correr nenhum risco

Alguns cuidados são fundamentais para quem sonha em casar no campo. Selecionamos alguns para você não correr nenhum risco

Uma festa com todos os seus entes e amigos queridos, no meio da natureza em um local lindo e que inspira paz e alegria. Muitos noivos sonham em casar no campo, longe da agitação das cidades grandes. Mas para que isso não se torne um pesadelo, é importante tomar alguns cuidados básicos. A assessora Ana Sousa, do espaço La Forêt, em São Roque, interior de São Paulo, dá 10 dicas para os noivos e convidados aproveitarem ao máximo o clima do grande dia.

1- Local preparado

Imagina se no dia do seu casamento chove? Por isso, é importante escolher um local que esteja preparado para qualquer eventualidade ou mudança climática. Algumas estratégias inteligentes ajudam a lidar com situações adversas e garantir o mesmo conforto. É importante que você tenha isso como garantia antes mesmo de assinar um contrato.

Alguns cuidados são fundamentais para quem sonha em casar no campo. Selecionamos alguns para você não correr nenhum risco

2- De olho no clima

Alguns meses do ano têm probabilidades menores de chuva, e, se a ideia é fazer uma cerimônia religiosa ao ar livre, o ideal é optar pelos meses de abril a julho. Nesta época, os dias e as noites são mais estáveis e as temperaturas mais amenas – sem o calorão do verão. E para não ter nenhum imprevisto, é bom ter um plano B na manga.

3- Escolha o melhor horário

Reparou que esse item é muito importante para planejar muitos pormenores da festa? Como cerimônia, convidados, alimentação, entre outros. Para um evento diurno, o ideal é que a cerimônia aconteça no máximo às 10h30. Isso porque a luz do sol do meio-dia começa a prejudicar o fotógrafo e consequentemente a qualidade de suas fotos, proporcionando sombras indesejadas e dificultando o ensaio dos noivos. Já no final da tarde, pode-se aproveitar toda a beleza da “Golden Hour”, que deixa tudo ainda mais romântico. “Para quem quer uma cerimônia mais noturna, o ideal é que comece na transição do pôr do sol e início da noite. O horário garante uma luz incrível para as fotos, sem contar o aproveitamento da iluminação na decoração”, comenta Ana Sousa.

4- Fornecedores certos

Escolha os profissionais especializados em eventos ao ar livre. Isso faz toda a diferença, pois eles já conhecem a técnica e as particularidades que esse tipo de evento precisa. “O casamento no campo pede algo que precisa ser seguido à risca: comprometimento com horário e cronograma. É importante que os fornecedores saibam lidar com esses detalhes e possíveis imprevistos”, alerta a especialista.

5- Contrate um assessor

Sim, vale a pena ter um assessor para cuidar de detalhes que você nem imagina – e que não vai se preocupar. “Contar com um profissional gabaritado nesse momento é fundamental para assegurar que tudo ocorra como planejado, cuidado de cada detalhe. Além disso, o assessor tem sintonia com a essência e o perfil do casal, sugerindo ideias interessantes para o casamento.”

6- Avalie o convite com cuidado

O primeiro contato do seus convidados com o seu casamento é feito pelo convite – e ele tem que expressar a essência do casamento e de vocês. “O convite é prova viva daquele ditado: a primeira impressão é a que fica. Nele, os convidados vão identificar o perfil da festa e, inclusive, saber a forma adequada de se vestir”, explica Ana Sousa. Você pode até optar por convites virtuais, mas lembre-se que eles dão um tom de informalidade ao casamento, deixando que os convidados se sintam mais à vontade para vestir o que acharem melhor. Se optar por este tipo de convite, não esqueça de colocar um detalhe floral ou rústico. O casamento é um evento único e especial. Merece que todos estejam de acordo com a proposta.

Alguns cuidados são fundamentais para quem sonha em casar no campo. Selecionamos alguns para você não correr nenhum risco

7- Aposte na decoração

Não é só porque está ao ar livre, rodeado pela vegetação local, que não é necessário pensar na decoração. É sim. E para incrementar, deixar ainda mais belo, escolha acessórios de madeira, renda, juta ou ratã que estejam alinhados com as ideias do que gostam. Espalhe fotos de vocês e de momentos especiais em porta-retratos pelo ambiente. Acessórios pessoais, como uma máquina de datilografar antiga da família, o violão do noivo, tudo isso são detalhes que expressam a história e trazem personalidade.

8- Pense na alimentação

Na chegada ao casamento, é natural que os convidados procurem algo para beber. Recepcione-os com mesa com águas aromatizadas – é uma boa pedida para o momento, mostrando que se preocupa com o bem-estar deles. Para a recepção, opte por alimentos leves e energizantes, como frutas na sobremesa. E dê atenção especial à mesa de doces. Ambientes abertos trazem mais insetos que os habituais da cidade e o bolo e docinhos ficam muito tempo expostos.

9- Envolva os convidados bem antes

Já ouviu falar que o melhor da festa é esperar por ela? Então, que tal envolver todo mundo antes? Use ferramentas de comunicação como um grupo de WhatApp, e-mails personalizados, redes sociais e até mesmo o site do casamento. Avise sobre como chegar ao local, o melhor caminho ou estrada, mapas, hotéis próximos (e que podem dar descontos para os convidados), salão de beleza, serviço de traslado e até dicas de vestimenta. Todos os detalhes podem ajudar.

banquet wooden table and chairs on terrace near lake
Photo by Ksenia Chernaya on Pexels.com

10- Decida pelo melhor vestido

Um dos maiores erros é fugir de suas características na hora de escolher o modelo de noiva. Casar no campo requer algo mais leve e fluído, mas isso não quer dizer que tenha que evitar brilhos e adereços. O segredo está no equilíbrio. Leve em consideração ainda os acessórios, o clima, o horário e o tecido. Flores naturais podem atrair abelhas, então, tome cuidado.

Fotos: Raoni Bueno e Pixabay

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.