
Alguns cuidados são fundamentais para quem sonha em casar no campo. Selecionamos alguns para você não correr nenhum risco
Uma festa com todos os seus entes e amigos queridos, no meio da natureza em um local lindo e que inspira paz e alegria. Muitos noivos sonham em casar no campo, longe da agitação das cidades grandes. Mas para que isso não se torne um pesadelo, é importante tomar alguns cuidados básicos. A assessora Ana Sousa, do espaço La Forêt, em São Roque, interior de São Paulo, dá 10 dicas para os noivos e convidados aproveitarem ao máximo o clima do grande dia.
- Amarelo e cinza são as cores do ano para os casamentos
- Home wedding ganha destaque entre os casais durante o isolamento
- 10 dicas para casar no campo
1- Local preparado
Imagina se no dia do seu casamento chove? Por isso, é importante escolher um local que esteja preparado para qualquer eventualidade ou mudança climática. Algumas estratégias inteligentes ajudam a lidar com situações adversas e garantir o mesmo conforto. É importante que você tenha isso como garantia antes mesmo de assinar um contrato.

2- De olho no clima
Alguns meses do ano têm probabilidades menores de chuva, e, se a ideia é fazer uma cerimônia religiosa ao ar livre, o ideal é optar pelos meses de abril a julho. Nesta época, os dias e as noites são mais estáveis e as temperaturas mais amenas – sem o calorão do verão. E para não ter nenhum imprevisto, é bom ter um plano B na manga.
3- Escolha o melhor horário
Reparou que esse item é muito importante para planejar muitos pormenores da festa? Como cerimônia, convidados, alimentação, entre outros. Para um evento diurno, o ideal é que a cerimônia aconteça no máximo às 10h30. Isso porque a luz do sol do meio-dia começa a prejudicar o fotógrafo e consequentemente a qualidade de suas fotos, proporcionando sombras indesejadas e dificultando o ensaio dos noivos. Já no final da tarde, pode-se aproveitar toda a beleza da “Golden Hour”, que deixa tudo ainda mais romântico. “Para quem quer uma cerimônia mais noturna, o ideal é que comece na transição do pôr do sol e início da noite. O horário garante uma luz incrível para as fotos, sem contar o aproveitamento da iluminação na decoração”, comenta Ana Sousa.
4- Fornecedores certos
Escolha os profissionais especializados em eventos ao ar livre. Isso faz toda a diferença, pois eles já conhecem a técnica e as particularidades que esse tipo de evento precisa. “O casamento no campo pede algo que precisa ser seguido à risca: comprometimento com horário e cronograma. É importante que os fornecedores saibam lidar com esses detalhes e possíveis imprevistos”, alerta a especialista.
5- Contrate um assessor
Sim, vale a pena ter um assessor para cuidar de detalhes que você nem imagina – e que não vai se preocupar. “Contar com um profissional gabaritado nesse momento é fundamental para assegurar que tudo ocorra como planejado, cuidado de cada detalhe. Além disso, o assessor tem sintonia com a essência e o perfil do casal, sugerindo ideias interessantes para o casamento.”
6- Avalie o convite com cuidado
O primeiro contato do seus convidados com o seu casamento é feito pelo convite – e ele tem que expressar a essência do casamento e de vocês. “O convite é prova viva daquele ditado: a primeira impressão é a que fica. Nele, os convidados vão identificar o perfil da festa e, inclusive, saber a forma adequada de se vestir”, explica Ana Sousa. Você pode até optar por convites virtuais, mas lembre-se que eles dão um tom de informalidade ao casamento, deixando que os convidados se sintam mais à vontade para vestir o que acharem melhor. Se optar por este tipo de convite, não esqueça de colocar um detalhe floral ou rústico. O casamento é um evento único e especial. Merece que todos estejam de acordo com a proposta.

7- Aposte na decoração
Não é só porque está ao ar livre, rodeado pela vegetação local, que não é necessário pensar na decoração. É sim. E para incrementar, deixar ainda mais belo, escolha acessórios de madeira, renda, juta ou ratã que estejam alinhados com as ideias do que gostam. Espalhe fotos de vocês e de momentos especiais em porta-retratos pelo ambiente. Acessórios pessoais, como uma máquina de datilografar antiga da família, o violão do noivo, tudo isso são detalhes que expressam a história e trazem personalidade.
8- Pense na alimentação
Na chegada ao casamento, é natural que os convidados procurem algo para beber. Recepcione-os com mesa com águas aromatizadas – é uma boa pedida para o momento, mostrando que se preocupa com o bem-estar deles. Para a recepção, opte por alimentos leves e energizantes, como frutas na sobremesa. E dê atenção especial à mesa de doces. Ambientes abertos trazem mais insetos que os habituais da cidade e o bolo e docinhos ficam muito tempo expostos.
9- Envolva os convidados bem antes
Já ouviu falar que o melhor da festa é esperar por ela? Então, que tal envolver todo mundo antes? Use ferramentas de comunicação como um grupo de WhatApp, e-mails personalizados, redes sociais e até mesmo o site do casamento. Avise sobre como chegar ao local, o melhor caminho ou estrada, mapas, hotéis próximos (e que podem dar descontos para os convidados), salão de beleza, serviço de traslado e até dicas de vestimenta. Todos os detalhes podem ajudar.

10- Decida pelo melhor vestido
Um dos maiores erros é fugir de suas características na hora de escolher o modelo de noiva. Casar no campo requer algo mais leve e fluído, mas isso não quer dizer que tenha que evitar brilhos e adereços. O segredo está no equilíbrio. Leve em consideração ainda os acessórios, o clima, o horário e o tecido. Flores naturais podem atrair abelhas, então, tome cuidado.
Fotos: Raoni Bueno e Pixabay
Você precisa fazer login para comentar.