O sonho pode ser grande, mas o orçamento está enxuto devido a vários fatores, entre eles a instabilidade econômica do país. E nem sempre fazer dívidas com um futuro incerto vale a pena. Mas calma, não é preciso desistir da festa e nem de detalhes que são importantes para você. Confira abaixo 13 dicas importantíssimas:

 

13-dicas-economizar-casamento-tempo-crise-01
Foto: divulgação Cheers Off

1- Participe de feiras e eventos de noivas. Geralmente os fornecedores dão descontos diferenciados e bons. “Com a garantia de serem de qualidade. Recomendo ainda que pesquise profissionais de qualidade, busque referências com sua assessora ou amigas que já casaram e parta para a negociação”, acrescenta a empresária Isa Ciampaglia, do Grupo Cheers, organizadora da feira Cheers Off (SP).

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

2- Selecione ao menos três fornecedores de cada serviço e produto. Coloque na balança qual é o menor em relação à preço, degustação, qualidade e confiança. “Faça uma lista com tudo o que envolve o evento e que seja imprescindível para o casamento. O que deseja no seu grande dia? Monte uma planilha de fluxo financeiro e estimativa de custo. Divida o dinheiro entre os meses da organização e estipule a quantia mensal que deve ser gasta. Assim, poderá analisar as melhores formas de pagamento para negociar”, diz a empresária.

3- Diminua o número de convidados. É realmente imprescindível convidar este ou aquele amigo? Pense direitinho em quem pode ficar fora da festa. Quanto menor for o número de pessoas, menos você terá de gastar com tamanho do espaço, aluguel de cadeiras e mesas, com a quantidade de comida e bebida, entre outros itens.

4- Gostou de um item mais caro? Reorganize a planilha de custos cortando o que pode ser excluído e não fará falta.

casamento-colorido-rustico-eric-iris-12
Foto: Suellen Magalhães. Decoração: Dri Nardozza

5- Corte itens que não farão falta. A lembrancinha é essencial, mas irá fazer falta para seus convidados? Se achar que sim, opte por bem-casados, que não são tão caros e farão bonito. E esqueça os chinelos, sapatilhas e minigarrafas de espumantes. Também não é necessário presentear os padrinhos com algo especial. Eles já se sentem privilegiados por serem escolhidos como representantes do amor de vocês. Também está em baixa distribuir adereços na pista de dança, como óculos falso, serpentinas de plumas e anéis que brilham. Todos irão se divertir de qualquer forma e você não precisa ter este gasto.

6- Não alugue um carro. Ele apenas irá levá-la até a igreja e depois para a recepção. Muita gente não irá ver e o preço do serviço não vale a pena. Peça ajuda para um amigo ou parente que tenha um carro legal. Outra opção é ir com um carro antigo, uma Kombi ou até mesmo um Fusca. Ficará divertido nas fotos.

Foto: Tin Sparrow Studio
Foto: Tin Sparrow Studio

7- A tendência do “Do it yourself” veio para ficar. Então, coloque a mão na massa e ajude na decoração. Você pode fazer arranjos de flores de seda para emoldurar a parede atrás da mesa principal (nós ensinamos um buquê lindo na semana passada). Outra dica bacana é aproveitar objetos e móveis vintage da casa dos seus pais ou dos avós, sem precisar alugar, para enfeitar um dos ambientes. Com a vantagem de estar na moda.

13-dicas-economizar-casamento-tempo-crise-04
Foto: Pixabay

8- Flores de época são mais baratas. Pesquise qual a espécie floresce na estação e opte por elas, pois quanto maior a oferta, menor o preço. Na primavera, escolha entre camélia, lisianto, delphino, alstroemérias, agapanto, rosa, gipsófila, calla, hortênsia, lírio, gérbera, copo-de-leite ou boca-de-leão. No verão, lisianto, alstroeméria, rosa, cravo, calla, hortênsia e variedades de orquídea. No outono, angélica, gérbera, flor de ervilha, gipsófilas, rosas e boca-de-leão. E no inverno, flor de cerejeira, gérbera, copo-de-leite, tulipa, rosa e alstroeméria.

9- Use papeis nacionais para os convites ou mande virtuais. Vocês fazem questão do convite impresso? Se sim, prefira um papel mais em conta, que seja elegante, mas simples. Diminua o tamanho e use apenas uma cor na impressão. Ou coloque a mão na massa e confeccione o seu. Quem não faz questão, pode enviar um convite virtual, fazendo uma arte no computador e entregando por e-mail ou usar os serviços de vários sites de casamento.

10- Junte cerimônia religiosa com a recepção em um mesmo espaço. Assim, vocês não terão de pagar por aluguel nem decoração de ambientes distintos. Outra vantagem é que os convidados não terão de se locomover pela cidade.

Foto: Pixabay
Foto: Pixabay

11- Descarte doces muito elaborados. Sirva brigadeiros, beijinhos, doce de nozes. Eles são simples, estão em alta e não são tão caros quantos os outros. Compre forminhas em formato de flor e coloque muitos na mesa. A grande quantidade irá decorar e não será tão cara.

12- Faça uma compra consignada para as bebidas. O que sobrou, vocês devolvem. O ideal é comprar metade e a outra metade só paga o que usar.

13- Alugueis diurnos de espaço são mais baratos do que os noturnos. Muitas noivas consideram casamentos à noite mais bonitos, mas eles costumam ser mais caros. Pense em uma cerimônia pela manhã, seguida de almoço. Os fornecedores oferecem descontos para esta opção.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.