Ter uma pele saudável requer uma rotina de cuidados diários e mudanças de hábitos. Para as noivas, recomendamos começar pelo menos um ano antes do casamento

Ter uma pele saudável requer uma rotina de cuidados diários e mudanças de hábitos. Para as noivas, recomendamos começar pelo menos um ano antes do casamento

Marcou a data do seu casamento? Então está na hora de começar a ter alguns cuidados diários com sua pele para chegar no grande dia reluzente. O ideal é iniciar o quanto antes, mas se puder, já prepare sua pele um ano antes. E mesmo com a rotina agitada, esses quatro passos podem e devem ser introduzidos em seu dia a dia.

“Muitas vezes, esquecemos de dar aquela atenção adequada ao rosto, principalmente a nossa pele. Mas, por que o destaque para a pele facial? Porque é uma das partes que está mais sujeita a mudanças corporais e até mesmo exposta a agressões externas como a poluição”, completa Luzia Costa, especialista em estética facial e CEO da Sóbrancelhas.

E que tal recuperar o tempo perdido? Arregace as mangas e parta para a ação.

1. Hidratação e alimentação saudável

Durante o dia, beba água. Parece clichê, mas é fundamental para hidratar sua pele e fará uma grande diferença em sua aparência. O ideal é tomar pelo menos 2 litros por dia. Outro cuidado é evitar alimentos gordurosos em sua alimentação. Dê preferência para pratos com mais verduras e legumes e esqueça a fritura. Por fora, escolha um bom hidratante e aplique durante o dia após a limpeza do rosto.

Ter uma pele saudável requer uma rotina de cuidados diários e mudanças de hábitos. Para as noivas, recomendamos começar pelo menos um ano antes do casamento

2. Limpeza diária

O primeiro passo é descobrir qual o seu tipo de pele. A normal tem pouco brilho e não é ressecada, produzindo oleosidade na quantidade adequada. A seca é sensível às irritações, coceiras e vermelhidão. Tem pouca oleosidade natural e aspecto ressecado, áspero e pouca luminosidade. A oleosa é caracterizada pela oleosidade na região T (testa, nariz e queixo), sendo mais propensa a ter cravos e espinhas. A pele mista apresenta oleosidade na mesma região (testa, nariz e queixo), mas tem também ressecamento em outras partes.

Todas as pessoas estão suscetíveis a ter sensibilidade na pele – mesmo que ela seja oleosa, mista, seca ou normal. A sensibilidade pode ocorrer por mudanças climáticas, poluição, reação de um tratamento de acne, falta de hidratação ou doenças de pele. A região tende a ficar vermelha, ardente e com coceira.

Abuse de produtos específicos para seu tipo de pele, como tônicos, adstringentes, demaquilantes, sabonetes faciais e outros de limpeza para retirar qualquer resíduo de maquiagem e deixar os poros livres de impurezas.

3. Use sempre protetor solar facial

Mesmo em dias nublados, os raios ultravioleta podem fazer um estrago em sua pele. Para evitar o envelhecimento precoce e até manchas solares, não abra mão do uso do protetor solar em seus cuidados diários. O ideal é que seja FPS 15 ou mais. O cosmético irá proteger também dos danos causados pela exposição da luz branca, como Led, lâmpadas e computador.

Alguns produtos possuem proteção solar e ainda trazem pigmentos para agir na pele do rosto como base, escondendo pequenas imperfeições. Vale a pena investir.

4. Produtos anti-idade

Já passou dos 20 anos? Então comece a retardar o envelhecimento da pele. O ideal é usar cosméticos que estimulem a elasticidade, tragam firmeza e que tonifiquem o rosto. A escolha é sua para a marca ideal.

Fotos: Pixabay

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.