4 receitas de máscaras caseiras faciais para dar aquele up no visual

Cuidar da pele com máscaras caseiras faciais requer apenas disciplina, um pouco de tempo e alguns ingredientes da geladeira e da despensa

Você pode começar a se preparar para o grande dia com bastante antecedência – e não precisa procurar clínicas de estética para isso. Algumas receitas de máscaras caseiras faciais irão te ajudar a ter a pele mais viçosa e saudável. Separamos três receitinhas da fisioterapeuta dermatofuncional Lorice Miguel, da clínica Lorice Estetic, de São Paulo.

E por que vale a pena fazer? “As máscaras caseiras são muito eficazes e devem ser preparadas com substâncias simples a fim de aproveitar os princípios ativos, como plantas, açúcares, café, mel, leite e iogurtes”, comenta a especialista. Muitos deles têm ação calmante, umectante, esfoliante e amaciante, além de propriedades hidratantes para a pele. “As máscaras faciais caseiras têm substâncias puras, com ativos em agrotóxicos, que trazem grandes benefícios para a saúde da pele, além de terem baixo custo ao serem comparadas com os produtos industrializados”, explica.

Ativos frescos

Para ser eficiente, a máscara tem que ter produtos frescos e que devem ser escolhidos de forma certa. A fisioterapeuta recomenda que as receitas devem ser testadas em pequenas áreas, como no antebraço, antes de sua aplicação no rosto. Isso ajuda a certificar-se que eles não provocarão alergia e que irão trazer a eficiência que espera.

Clarear e uniformizar a pele

Prepare um sachê de chá de camomila em 1/3 de xícara (chá) de água. Espere esfriar e acrescente duas colheres (sopa) de mel. Associe pouca quantidade de flocos de aveia até que forme uma pasta homogênea.

Antes de aplicar, faça uma assepsia na face com sabonete esfoliante. Em seguida, aplique o ativo no rosto para promover um clareamento na pele e ter uma textura macia graças à ação do mel. Aguarde 15 minutos. Retire a máscara, hidrate bem o rosto e o pescoço com seu creme habitual. Não esqueça de usar filtro solar específico para seu tipo de pele.

4 receitas de máscaras caseiras faciais para dar aquele up no visual
Mulher foto criado por Racool_studio – br.freepik.com

Prevenir a flacidez ou promover efeito lifting

Bata em neve uma clara de ovo e adicione 2 a 4 colheres (sopa) de mel. Coloque em um mixer e bata até obter uma mistura homogênea. Use na face e no pescoço logo após o preparo, com a pele previamente limpa e seca. Deixe por 15 minutos e retire com água de coco.

Tirar o aspecto de fadiga, amenizar o cansaço e ter ação rejuvenescedora

Amasse algumas folhas de hortelã e acrescente água destilada fria. Coe e reserve em uma vasilha. Embeba o líquido em rodelas de algodão e repouse em toda a face por 15 minutos. Retire o excesso somente com água. Após esse procedimento, aplique seu creme facial de uso diário. Uma dica: antes de fazer essa máscara, faça o procedimento caseiro a seguir.

Limpar e esfoliar

Prepare uma mistura de fubá com algumas gotas de água filtrada. Espalhe por todo o rosto com movimentos circulares suaves, de forma ascendente (de baixo para cima). Enxágue a face com água corrente e, em seguida, coloque as rodelas de algodão embebida com hortelã por toda a região.

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.