Selecionamos algumas das mais gostosas e bonitas coberturas para bolos de casamento. Descubra qual a melhor e mais eficaz para seu grande dia

Selecionamos algumas das mais gostosas e bonitas coberturas para bolos de casamento. Descubra qual a melhor e mais eficaz para seu grande dia

Em dúvida sobre o modelo que vai escolher para a mesa principal? Para ajudá-la nesta escolha, separamos coberturas para bolos de casamento dos tipos mais usados pelos confeiteiros, com as vantagens e desvantagens de cada um. Descubra qual a melhor para você e seu grande dia!

Bolo: The King Cake
Bolo: The King Cake

Pasta americana ou de açúcar

Composta por açúcar impalpável, água glucose, gordura vegetal e gelatina, é uma das mais procuradas por ser fácil de moldar e criar bolos especiais. Pode ser comprada em lojas especializadas ou ser feita em casa. A vantagem da pasta é que ela é bem maleável, prática e de fácil manuseio. E fica muito bonita em qualquer tipo decorado. Se tiver em dúvida ainda tem mais uma dica: ela conserva o bolo durante todo o casamento sem precisar de refrigeração. E não derrete!

9-coberturas-bolo-casamento-buscando-sonhos-07
Foto: karaspartyideas.com

Fondant

Os norte-americanos chamam a pasta americana de fondant, mas no Brasil e na Europa ela é diferente, mais líquida e ideal para cobertura de doces como o camafeu. Não serve para modelar, apenas para cobrir. É feita com manteiga, leite e açúcar de confeiteiro. Uma de suas vantagens é a casca fina e não tão grossa e açucarada da pasta americana. Mas pode derreter se ficar muito tempo exposta.

9-coberturas-bolo-casamento-buscando-sonhos-02
Foto: Sarah Elizabeth Dunn Photography

Buttercream

O creme de manteiga, nome em português, com açúcar de confeiteiro é bem popular nos Estados Unidos, muito doce e perfeito para bolos refrigerados. Tem textura cremosa, fácil para manusear e criar formas, mas um tanto gordurosa. Não resiste ao calor e não deve ficar exposto na mesa dos doces. O brasileiro também não gosta muito por conter manteiga em excesso. Este tipo de cobertura para bolos de casamento pode nivelar a massa para receber a pasta americana por cima.

9-coberturas-bolo-casamento-buscando-sonhos-06
Foto: livforcake.com

Merengue

Existem três tipos de merengue: francês, suíço e italiano. O primeiro é o mais comum, feito com açúcar e clara de ovos. É o mais leve e indicado para confeitar. O suíço é feito em banho-maria e fogo branco para o açúcar se dissolver. É mais estável do que o francês, mas não tão resistente quanto o italiano. Este último é feito com calda aquecida e também conhecido como marshmallow, sendo o mais indicado para as coberturas de bolo. Ele dá uma aparência desarrumada para a cobertura e não aguenta o calor excessivo.

9-coberturas-bolo-casamento-buscando-sonhos-08
Foto: Juliana Mozart

Glacê real

É feito com clara de ovo, açúcar de confeiteiro e suco de limão. Quando seco, fica com uma cobertura lisa perfeita e permite decorar pequenos pontos que a pasta americana não permite. E não deve ser colocado diretamente na massa, pois pode melar e absorver a umidade do bolo. Isso sem contar que pode quebrar ao ser cortado. O ideal é passar uma cobertura de marzipã antes.

9-coberturas-bolo-casamento-buscando-sonhos-09
Foto: Jennifer Cooke

Marzipã

Em sua receita estão farinha de amêndoas, água, açúcar cristal e glucose. É fácil de ser modelado, assim como a pasta americana, mas tem como diferencial o sabor de amêndoas. A desvantagem é que custa mais caro.

9-coberturas-bolo-casamento-buscando-sonhos-04
Foto: calando-me-blog.tumblr.com

Chantilly

É um dos mais comuns no Brasil, para festas em geral, mas nem sempre aparece em casamentos. Por ser feito com creme de leite fresco batido com açúcar, não pode ficar muito tempo fora da refrigeração, pois pode derreter.

9-coberturas-bolo-casamento-buscando-sonhos-05
Foto: marksandspencer.com

Chocolate ou ganache

Noivas mais moderninhas optam pela cobertura, que muitos convidados gostam. Pode ficar longe da refrigeração durante sua exposição na mesa principal.

Foto: dottiephotography.co.uk
Foto: dottiephotography.co.uk

Naked cake

Sem cobertura, virou tendência entre os casamentos no campo e miniweddings. São feitos com a massa e recheios aparentes, e geralmente com muitas frutas por cima e flores comestíveis. Para que não ressequem, são montados na hora, pouco tempo antes da festa.

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Salvar

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.