
Verona é uma das cidades mais charmosas e românticas do norte da Itália. Fora do roteiro mais óbvio, vale a visita. Você que com certeza já colocou Veneza em seus planos, sabia que elas estão na mesma região, chamada Vêneto, e é possível chegar facilmente tanto de carro, quanto de trem.
A cidade é relativamente pequena e muito organizada. Tanto suas avenidas planas e largas, quantos suas belas vielas, convidam para o passeio a pé ou de bike (pode ser alugada na estação de trem Porta Nuova). Verona é um exemplo de cidade desenvolvida, mas que mantém o charme da arquitetura de uma cidade medieval fortificada. Não faltam palácios, pontes, cafés e restaurantes charmosos.
Imperdível
O destino principal dos apaixonados é a Casa da Julieta. Lá está o famoso balcão onde o casal trocou juras de amor. Além de deixar sua cartinha de amor na parede da casa, você pode pedir que a estátua da própria Julieta abençoe seu romance. Para isso basta colocar a mão no seio direito da estátua e fazer seu pedido. Sim, parece engraçado, mas é o ritual tradicional por lá.
Outra atração imperdível é a Arena, um anfiteatro que impressiona por sua beleza e estado de conservação. Foi construído no ano 30 a.C. e até hoje sedia apresentações.
Um passeio no final da tarde às margens do rio Adige, pode ser uma boa pedida. Da Ponte Pietra você terá lindos ângulos da cidade e suas muralhas. Não deixe de conhecer também o Castelvecchio e a Piazza Brà.
Onde se hospedar
Verona tanto pode ser considerada como um passeio de um dia, quanto como uma estadia mais longa, para desvendar a cidade e seus encantos sem pressa. Se decidir ficar mais, uma dica boa é o Hotel Giulietta e Romeo. Possui localização privilegiada, no centro da cidade, ao lado da Arena e de todo comércio. Vai facilitar os passeios a pé pelo centro (algumas ruas não permitem carros) e principais pontos turísticos. Aprecie a maravilhosa gastronomia italiana, tome um gelato sempre que puder, deixe-se levar pelo clima de romance da cidade.