Tradição na Páscoa, o ovo de chocolate é item obrigatório para as crianças. Que tal fazer em casa o seu? A receita é fácil e pode até virar presentes para os amigos

Tradição na Páscoa, o ovo de chocolate é item obrigatório para as crianças. Que tal fazer em casa o seu? A receita é fácil e pode até virar presentes para os amigos

Quem não gosta de um agrado? E na Páscoa, não pode faltar ovo de chocolate, não é mesmo? Mas se a grana tá curta ou se você quer ter qualidade e, além disso, quer fazer o seu próprio, nós te damos as dicas. A receita é da Arcor do Brasil, que leva três horas para ficar pronto.

Ingredientes

Para o ovo:  

350 g de chocolate meio amargo

350 g de chocolate ao leite

350 g de chocolate Branco

Para a base:

300 g de chocolate meio amargo

Para finalizar:

100 g de chocolate meio amargo

100 g de chocolate branco

Leia mais:

Torta de chocolate vegana

Aprenda a fazer o Picolé Pink Lemonade para as festas

Preparo

Têmpera do chocolate para moldar:

Pique o chocolate meio amargo em pedaços pequenos. Separe 2/3 do chocolate e leve ao forno micro-ondas em potência média ou banho-maria, para derreter. Deixe até ficar fluido (40-45ºC). Aos poucos, adicione o restante do chocolate, mexendo sempre. Pare quando estiver derretido, porém mais espesso (31-32°C). Mexa e deixe que esfrie um pouco mais, até que fique menos fluido (29ºC). Repita o processo com os chocolates ao leite e branco.

Molde

Utilize um molde para ovo grande (500 g) para as cascas. Transfira o chocolate meio amargo temperado para um cone de papel-manteiga e faça riscos circulares no molde, de forma aleatória. Tome cuidado para que não cubra toda a superfície do molde. A intenção é ter espaços “vazios”, para o efeito de renda.

Em seguida, repita o processo com o chocolate ao leite, tentando utilizar a mesma quantidade. É importante que os chocolates estejam suficientemente frios para não se misturarem, mas ainda líquidos para fazer os desenhos.

Termine com o chocolate branco, utilizando um corte ligeiramente maior no cone de papel-manteiga, para que os riscos fiquem mais grossos. Essa será a camada que dará estrutura ao ovo. Reforce as bordas com uma espátula, para que fiquem firmes e bem rentes ao molde.

Leve à geladeira para cristalizar. Quando perceber que o ovo está “solto” do molde, está pronto para desenformar.

Base

Coloque um aro de 9 cm de diâmetro sobre um tabuleiro com papel-manteiga, bem liso.

Preencha todo o aro com o chocolate derretido. Bata contra uma superfície plana, para retirar todas as bolhas de ar do chocolate. Leve à geladeira para cristalizar.

Finalização

Transfira o chocolate branco temperado para um cone de papel-manteiga e contorne delicadamente a borda de uma das cascas. Com cuidado, encaixe a outra metade e espere que firme.

Usando uma faca, “desgaste” o centro da base de chocolate, fazendo um buraco redondo de forma que caiba o ovo fechado, em pé. Complete essa cavidade com chocolate meio amargo temperado e encaixe o ovo com cuidado, segurando nessa posição até que esfrie. Atenção: use luvas no manuseio e tome cuidado para não derreter o chocolate com o calor das mãos.

Fotos: divulgação

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.