
Certamente você já viu alguns deles nas festas que frequentou ou mesmo aqui no Buscando Sonhos. Feitos com pasta americana (composta por açúcar impalpável, gelatina em pó, glucose e gordura vegetal), os bonecos em 3D são a cara do tema escolhido para o aniversário da criança – e os responsáveis por dar o clima.
Mas, como são feitos? Qual o primeiro passo para criar? “Sempre trabalhamos com temas personalizados, então, começamos pela escolha do tema pela cliente. A partir daí, desenvolvemos. Hoje em dia existem moldes e formas que nos ajudam na montagem, como, por exemplo, a parte da cabeça com o tronco. O restante é feito à mão, artesanalmente, como braços, cabelo, rosto, maquiagem, adereços e roupas”, detalha a doceira Ana Fonseca, manager da Sweet Carolina “The Art of Cake” (SP).
Para que tudo fique grudadinho e endurecer mais rápido, há um segredinho: passar cola comestível, a carboximetilcelulose, que deixa a massa mais moldável e elástica também. E engana-se quem pensa que não se pode comer os bonecos na festa. “Eles são comestíveis sim! São de açúcar com sabor chocolate branco. São bons!”, completa.
Tamanho certo
Em tese, os bonecos podem ser da altura que o aniversariante quiser. “Normalmente trabalhamos com peças em 3D em cima de cupcakes, que ficam com até 8 centímetros de altura. Em bolos, variam de 8 a 12 centímetros. Mas podemos fazer bonecos de até um metro ou mais. Depende da decoração, necessidade e estrutura da festa!”
Em média, cada um leva em torno de dois dias para ser produzido e secar. Eles precisam ser encomendados com pelo menos 15 dias de antecedência e custam em torno de R$ 15 cada, nos cupcakes.
“A procura varia muito de acordo com o desenho ou filme do momento, mas Frozen ainda é o mais pedido. Isso há dois anos. E as princesas e super-heróis estão sempre em alta”, completa.
Fotos: divulgação e Ponto 2 Fotografia (abre)
Você precisa fazer login para comentar.