
Primeiro vamos explicar os novos termos que são dicas essenciais para manter os cachos sempre lindos. Low, em inglês, significa pouco e Poo, quer dizer xampu. Então, low poo é pouco xampu e no poo é sem xampu. “A técnica criada por Lorraine Massey, fundadora da marca Deva Curl, é fazer uma limpeza adequada dos fios evitando o ressecamento que os xampus comuns costumam fazer, pois contêm sulfatos em suas fórmulas”, explica o hairstylist Michael Ribeiro, do Homa Elite Salon (SP).
O sulfato é um tipo de detergente que, em grandes concentrações nos cosméticos, resseca os fios, retirando toda a gordura. E isso é um grande problema para as crespas e cacheadas. Naturalmente, a oleosidade da raiz não consegue chegar até as pontas, devido ao formato em espiral dos fios. “Evite ainda cosméticos com petrolato, que acumulam maior oleosidade nos fios e os deixam mais pesados e sem definição.”
Qual a diferença entre eles?
“Lavagens low poo são feitas com xampu livres de sulfatos e as no poo são feitas com condicionadores sem silicones insolúveis e sem nada de xampu para higienizar os fios”, comenta. E a utilização de produtos nesta linha traz benefícios ao cabelo, dando maior definição aos cachos, diminui o frizz e auxilia o manuseio do dia a dia.
Mas nem todos são beneficiados com a técnica. Quem tem madeixas lisas precisa tomar cuidado, pois as lavagens sem xampu tendem a dar mais oleosidade aos fios que já são oleosos por natureza.
Como iniciar a técnica?
Se você quer aderir ao estilo, faça uma última lavagem nos cabelos com xampus com sulfato e sem petrolatos, que são capazes de remover os possíveis resíduos de silicones insolúveis e derivados de petróleo que ficaram em seus fios. Aplique um condicionador liberado pela técnica, massageie e enxague. Xampus com sulfato geralmente contém óleo mineral, parafina líquida, petrolatos, vaselina, isoparafina, dodecano, isododecano e alcano.
As lavagens seguintes devem ser feitas com produtos que sejam livres de sulfatos ou com condicionadores recomendados (sem petrolatos ou silicones). “As técnicas no e low poo exigem um cronograma capilar, composto por três lavagens semanais, intercalando hidratação, nutrição e reconstrução”, comenta o hairstylist.
Co-wash
É lavar o cabelo apenas com condicionar (sem xampu), pois o produto tem agentes emolientes capazes de limpar. Mas não é qualquer um. Você precisa escolher os produtos que tenham a indicação de co-wash ou que promovam limpeza nos fios, senão, eles ficarão engordurados e não limpos.
Para fazer em casa: coloque uma pequena quantidade de condicionar (estes recomendados) nas mãos e massageie bem o couro cabeludo. Enxague de forma a retirar todo o produto. Passe novamente o condicionador.
Fotos: divulgação e Pixabay (abre)
Onde encontrar: