Meses de expectativa e muitas tarefas fazem qualquer noiva ficar estressada. E isso é ruim para o seu organismo. Pelo menos nas últimas semanas que antecedem o grande dia, é fundamental investir em nutrientes que ajudarão a controlar a ansiedade e a relaxar.

“Ingira leite e iogurtes desnatados, queijo branco, nozes, castanha-do-pará, banana, arroz, batata, feijão, lentilha, abacate, soja e derivados. Alguns carboidratos como pães, biscoitos, cereais, massas, legumes, frutas e mel também são indicados. Estes alimentos são ricos em triptofano, precursor da serotonina, substância responsável pela sensação de bem-estar”, explica a nutricionista Solange Ventura (SP).

Tudo isso de forma balanceada e com a adição de carnes magras, peixe e azeite extravirgem. É importante não ficar em jejum por mais de três horas. Nestes intervalos, coma lanches saudáveis como frutas, torradas integrais com queijo cottage, iogurte desnatado, barras de cereal e sucos naturais. Não se esqueça das fibras, como sementes de abóbora e girassol, que auxiliam na manutenção do bom humor e melhoram a qualidade do sono.

dieta-da-beleza-noiva-buscando-sonhos-02

Coma mais chocolate

Sim, estão liberados, mas não abuse, para não engordar! Eles contêm tirosina, uma substância que estimula a produção de serotonina e minerais importantes como cobre, manganês e magnésio. “Dispara a produção de endorfina e dopamina, neurotransmissores responsáveis pelo relaxamento. Os mais recomendados são aqueles com 70% de teor de cacau pelo alto poder antioxidante”, acrescenta a nutricionista Solange Ventura.

No grande dia

Invista em alimentos saudáveis. Os carboidratos não devem ser dispensados, pois fornecem nutrientes importantes para dar a energia que evitará uma crise de hipoglicemia no altar. “Evite os ricos em sódio, presente na maioria dos produtos industrializados, como salsicha, mortadela e salgadinhos. Eles retêm líquidos e aumentam a pressão arterial e o inchaço no organismo”, diz a nutricionista.

Consuma frutas e verduras, ricos em vitaminas, minerais e fibras, e frutas cítricas (limão, laranja e acerola) para evitar resfriados. Evite cebola e alho, mesmo em temperos, para o hálito ficar impecável. Beba bastante água para diminuir a retenção de líquidos e auxiliar na lubrificação do intestino.

“Esqueça tudo o que contribui para a formação de gases, como refrigerantes, feijão, pães, vegetais (brócolis e repolho), que causam desconforto abdominal, dor e inchaços”, completa.

Fotos: Pixabay

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.