Esta pode ser uma das tarefas mais complicadas do planejamento para os noivos. Quem não convidar gera até briga, seja na família, no trabalho ou entre os amigos. Mas em tempo de crise, muitas vezes o orçamento não é condizente com o número de convidados. O que fazer? Veja algumas dicas da Casuarinas Casa de Festas (RJ) para evitar uma saia-justa.

 

Leia mais:

Dicas para calcular o jantar do casamento

16 músicas para animar qualquer casamento

 

  • Defina o tamanho do evento. Um minicasamento tem no máximo 100 pessoas. Já um tradicional pode chegar facilmente a 300 ou mais. Com isso definido, vocês chegarão a um consenso sobre o número de convidados.
  • Fixe o orçamento para o bufê. Como este serviço é pago por pessoa, ao limitar o valor total, consequentemente, você reduz a lista. Vale lembrar que é possível produzir eventos lindos mesmo com orçamentos mais limitados, principalmente se os noivos e suas famílias tiverem disponibilidade e vontade em colocar a mão na massa.
  • Faça uma lista única. O erro dos casais é fazer listas independentes e depois tentar combiná-las. Elaborem juntos para que a divisão seja justa e trabalhar em conjunto pode facilitar nas decisões.
  • Eleja prioridades. nem sempre temos contato com determinados parentes, enquanto certos amigos são praticamente da família. Por isso, é preciso eleger prioridades para saber quem convidar. As pessoas presentes no casamento devem ser aquelas que são importantes para o casal, independente de parentesco. Por isso, é natural que em alguns casos parentes fiquem fora dessa lista.
  • Limite os convidados dos seus pais e sogros. Claro que eles têm direito de convidar, principalmente se estiverem ajudando a pagar pelas despesas. Mas limite para que seja um número pequeno.
  • Cuidado com colegas de trabalho. O certo é convidar todos ou ninguém. Quem vai casar e pretende não incluir os colegas de trabalho na lista deve, inclusive, evitar falar sobre o assunto no ambiente corporativo. Se você tem alguém no trabalho que é realmente seu amigo e essa pessoa irá entrar na lista de convidados do casamento, entregue o convite fora da empresa para não gerar atrito.

Foto: Pixabay

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.