Hotel Lixo Zero

O Ilha de Toque Toque Boutique Hotel, em São Sebastião, litoral de São Paulo, é o primeiro Hotel Lixo Zero e está totalmente integrado à natureza

Já imaginou passar alguns dias em um hotel maravilhoso, que ainda por cima se preocupa com o meio ambiente? Então vocês precisam conhecer o Ilha de Toque Toque Boutique Hotel, o primeiro Hotel Lixo Zero do Brasil e que está totalmente integrado à natureza. De um lado está a Baía de Toque Toque Grande e de outro a Mata Atlântica nativa em um empreendimento de 20 mil m².

Com uma natureza tão linda e exuberante, o hotel passou a apostar em práticas sustentáveis para mantê-la sempre assim. E todo o esforço deu certo e eles receberam a certificação oficial depois de uma auditoria realizada pela Zero Waste International Alliance, por meio do Instituto Lixo Zero Brasil, que trabalham por uma sociedade livre de descartes.

Hotel Lixo Zero

O que mudou?

Tanto a estrutura física do hotel quanto os hábitos de colaboradores e hóspedes mudaram com a certificação. A redução de 94% dos resíduos produzidos pelo Ilha de Toque Toque que iam para aterros locais. Isso sem contar na adoção de uma nova mentalidade empresarial, que liga a viabilidade econômica com a sustentabilidade.

Para alcançar a certificação, o hotel eliminou o uso de produtos descartáveis, principalmente os de plástico. As suítes tiveram as garrafas pet substituídas por copos de vidro e filtros com oferta gratuita de água. Os kits de amenities foram transformados em suportes com refil. O restaurante do hotel também recebeu modificações, abolindo os plásticos descartáveis, como canudos e sachês de condimentos, que passaram a ser servidos em potes de cerâmica.

Hotel Lixo Zero

Para os eletrônicos, o hotel optou por locar ao invés de comprar tevês, frigobares, aparelhos de ar-condicionado, cofres e micro-ondas. A empresa locadora tem a responsabilidade da manutenção e descarte desses aparelhos através de reciclagem e engenharia reversa.

E se não bastasse tudo isso, o Ilha de Toque Toque ainda instalou uma estação lixo zero com coleta e destinação seletiva de resíduos orgânicos, recicláveis e de rejeito. E espalhou subestações por todo o hotel, deixando o lixo orgânico em compostagem. Os colaboradores também passaram por treinamentos de capacitação lixo zero, compostagem e reciclagem de bitucas de cigarro.

Hotel Lixo Zero
Hotel Lixo Zero

Fotos: divulgação

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.