Principalmente em cerimônias noturnas, o jantar é uma das grandes atrações e precisa ser pensado com muita calma. Saber calcular a quantidade de comida para que não sobre em exagero ou falte algo para os convidados é importantíssimo para o sucesso da festa. A primeira dica é verificar a quantidade de convidados, o sexo e a idade de deles. “Em geral, adultos comem mais que idosos e crianças e mulheres consomem menos que os homens. Levantar essas informações ajuda a diminuir o desperdício”, conta a cerimonialista Shalimar Catramby, da Casuarinas Casa de Festas (RJ).

Depois, escolha como o jantar será servido. “Há a opção de servir os pratos prontos, de os convidados pegarem o alimento no bufê ou dos garçons levarem a comida aos convidados nas mesas, com eles decidindo o que será colocado em seu prato.” O desperdício maior ocorre em pratos prontos, pois não há como saber a quantidade que cada um irá comer. “Quem deseja evitar desperdício deve optar pelo bufê, pois assim cada convidado pode se servir do que deseja comer e na quantidade certa”, explica.

Outra dica importante é saber se haverá coquetel antes do jantar. Se tiver, a tendência é que os convidados comam menos durante a refeição principal. “Quem pensa em realizar um coquetel e ainda servir um jantar completo, com três pratos, pode precisar levar muita comida para casa. Por isso, muitas vezes, o coquetel é considerado a entrada do jantar.”

As quantidades

  • 5 a 8 petiscos por pessoa se houver jantar completo. Se o coquetel for seguido de um prato e sobremesa, calcula-se 10 a 12 petiscos por pessoa.
  • 200 gramas de proteína por pessoa (carne, peixe ou frango).
  • Arroz como acompanhamento, sirva 150 gramas por pessoa.
  • Massa como acompanhamento, sirva também 150 gramas por pessoa. Se for servida apenas com molho, aumente para 200 gramas por pessoa.
  • Salada como acompanhamento, sirva 120 gramas por pessoa.

Fotos: Pixabay

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.