O verão é a melhor estação para curtir o país. Deixar os agasalhos, as botas e as luvas de lado, sentir o perfume das violetas e ver as árvores florescendo com todas as suas cores. Há muitas vantagens em passar a lua de mel na Tchéquia. Selecionamos alguns dos passeios imperdíveis para vocês conhecerem e se apaixonarem.

Kroměříž

Nesta cidade estão os famosos jardins que figuram na lista da Unesco. O primeiro, Jardim das Flores (Květná zahrada) tem estilo italiano, ocupa 16 hectares de terreno e está repleto de figuras místicas da antiguidade. Apaixonados gostam da Colunata com fontes e também do eco que permite que as palavras doces sussurradas numa das suas extremidades possam ser nitidamente ouvidas na parte oposta. É a referência ao trágico destino de Eco, a ninfa da montanha mitológica que se apaixonou por um belo rapaz chamado Narciso. No entanto, este amava apenas a si mesmo e Eco, desesperada, sofreu tanto até que apenas sua voz permaneceu na mata, nos precipícios e nos Jardins Kroměříž que repete o que os outros dizem.

Lednice e Valtice

O amor floresce no complexo de  Lednicko-valtický areál. Considerado um exemplo de paisagem cultural, o mais extenso de Europa também figura na Lista da Unesco. Os dois palácios de Lednice e Valtice são rodeados por parques, jardins, lagos com nenúfares e prados com obras arquitetônicas originais. Façam caminhadas, andem de bicicleta ou divirtam-se em um passeio de barco para chegar à curiosa torre ou à ruína do castelo de João.

 

Romantismo com sabor de adrenalina

Não gostam de jardins floridos e querem algo mais emocionante, que envolva a adrenalina e a aventura? Numa viagem ao sul da Boêmia, vocês podem experimentar emoções na cidade de Sušice no Offpark Sušice, que oferece o melhor na região de Šumava:  saltos de paraquedas, parede de escalada e paintball, ou ainda saltar 14 metros de altura acima do rio Otava.

O Parque de adrenalina em Dolni Morava apresenta especialidade atraente, o Duplo Balanço: um balanço gigante para duas pessoas localizado a 13 metros de altura. Se ainda assim achar que não tem bastante emoção, a sugestão é o Power Fan, um salto de 13 metros de altura e com um potente ventilador para abrandar a queda livre. Nas montanhas Jeseníky fica o parque de corda, aldeia de Česká Ves u Jeseníku, que vocês podem desfrutar de paintball ou estado de ausência de gravidade e outros esportes de adrenalina. E caso já tenha vivido muitas emoções e perigos, relaxe com um passeio através da paisagem desse local protegido.

Praga e seus jardins

A cidade oferece tantas possibilidades que é difícil escolher para onde ir, o que fazer ou o que comer. Além de passear pelo majestoso Castelo de Praga, pelas ruas estreitas da pitoresca Malá Strana ou nos recantos de praças e pracinhas da cidade velha de Staré Mesto (que fica em Praga), a melhor ideia é ir a um passeio pelos parques e jardins e apreciar o perfume das flores, o ar fresco e vistas panorâmicas da capital. A visita ficará ainda mais agradável se alugar um barco ou pedalinho. Locais de aluguel ficam na beira rio, em Smetanovo nábřeží perto do Teatro Nacional ou na ilha de e Kampa.

 

Fotos: Ladislav Renner/divulgação

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.