20 motivos para passar a lua de mel em Alentejo, Portugal - Buscando Sonhos
Escolher o local da lua de mel não é tarefa fácil, se estiver em dúvida entre tantos lugares do mundo.

E se vocês pensam em ir para a Europa, Portugal pode ser uma boa opção para a lua de mel, afinal, não temos a barreira do idioma e existem paisagens magníficas. Localizado na região centro-sul do país, Alentejo tem lugares belíssimos, gastronomia incrível, vinhos premiados e povo hospitaleiro. A maior região de Portugal tem um lifestyle tranquilo, praias intocadas e cidades repletas de atrações ímpares, como castelos e monumentos históricos.

 

Leia mais:

Dicas para dias românticos na República Tcheca

St. Augustine, na Flórida, é destino certo para a viagem a dois

 

Imagens bucólicas

Aproveitem a lua de mel para visitar as planícies que se estendem até perdermos de vista e que ao pôr do sol ganham tons de dourado. Um verdadeiro espetáculo efêmero da natureza.

 

Vinícolas espetaculares

Referência no enoturismo, o Alentejo é ideal para os amantes da bebida de Baco. São diversas herdades, vinícolas, adegas e, é claro, variedades quase infinitas de vinhos para se provar.

 

 

Castelos imponentes

Grandes fortalezas espalhadas pela região atraem visitantes do mundo todo contando a impressionante história das batalhas épicas na antiguidade.

 

Gastronomia sem igual

Carne de porco, carneiro, pães e temperos realçam o sabor dos pratos tradicionais. É impossível não se apaixonar pela personalidade forte da cozinha alentejana.

 

Céu estrelado

Eleito um dos melhores lugares do mundo para se observar as estrelas e praticamente livre de poluição visual. O cenário ideal para explorar o cosmos. 

 

Monumentos históricos

Construções medievais, como o Templo Romano, em Évora, impressionam turistas e dão um charme especial para os vilarejos.

 

Hospedagens luxuosas

Os hotéis são verdadeiros paraísos em meio ao campo ou cidade. Perfeitos para relaxar e descansar, seja à beira da piscina ou recebendo uma massagem num spa.

 

Povo acolhedor

Não tem coisa melhor do que chegar em um lugar e ser bem recebido, e o povo alentejano sabe disso! Aqui o turista se sente parte da comunidade que os recebe com um sorriso no rosto.

 

Charmosos vilarejos

Casinhas brancas e ruas estreitas de pedra. Essas são as características mais evidentes em quase todas as pequenas vilas alentejanas que parecem ter saído dos contos de fadas.

 

Contato com a natureza

Repleto de parques naturais com diversas espécies de animais, os amantes da natureza podem explorar esses belos cenários a pé, de barco ou em um inesquecível passeio de balão. 

 

Praias paradisíacas

Águas com diversos tons de azul e areais dourados que se perdem de vista são lugares ideais para relaxar com a família ou amigos.

 

Estradas tranquilas

Trânsito? Stress? Aqui não. No Alentejo é possível curtir toda a região em uma incrível viagem de carro por excelentes estradas que cruzam as planícies.

 

300 dias de sol por ano

A região também é conhecida por seu clima quente durante praticamente o ano inteiro. Abrir a janela durante a lua de mel e se deparar com o intenso brilho do sol já faz parte da rotina dos alentejanos.

 

Cante Alentejano

Quando as vozes do povo alentejano se unem, o resultado são músicas que emocionam visitantes e moradores em um dos costumes mais tradicionais.

 

 

Artesanato local

Parte fundamental da cultura local, é possível encontrar vasos de cerâmica decorados, peças de ferro forjado e os famosos chocalhos que se tornaram Patrimônio Cultural Imaterial pela Unesco.

 

Lago Alqueva

O maior lago artificial da Europa possui diversas opções de lazer e esportes aquáticos, que atraem os aventureiros de plantão. 

 

Aventura a dois

E falando em aventura, no Alentejo é possível fazer trilhas emocionantes para superar os próprios limites, explorar os fabulosos vinhedos em um quadriciclo ou admirar as paisagens em um passeio de bicicleta.

 

Arquitetura milenar

Do contemporâneo ao histórico, as construções repletas de detalhes são pontos imprescindíveis para se admirar durante a viagem.

 

Museus históricos

Preservar a história é um dos maiores orgulhos dos alentejanos. Seus museus contam com artefatos desde épocas pré-históricas e surpreendem os entusiastas com o passado da região.

 

Festivais típicos

Ao longo do ano, ocorrem diversos eventos que celebram a cultura local. Como o Festival Islâmico, em Mértola, e o festival de música clássica Terras Sem Sombra.

 

Fotos: divulgação/Turismo do Alentejo

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.