É o que diz uma pesquisa realizada pela farmacêutica Jackeline de Souza Alecrim, da Copra Alimentos, feita com 62 voluntários que tinham madeixas estragadas por conta da exposição excessiva ao sol e de produtos químicos, como formol, tinturas e descolorantes.

Os voluntários notaram uma ótima recuperação dos fios, que ficaram mais sedosos, maleáveis e brilhantes, com menos frizz, após o uso do óleo de coco extra virgem.

“Estudos demonstram que, esta capacidade pode ser atribuída a alta concentração de triglicerídios de cadeia média, em sua composição, como os ácidos láurico, cáprico e caprílico, que possuem a capacidade de penetrar no córtex do fio, colaborando ativamente para a sua reconstrução. O óleo de coco apresenta ainda efeito antioxidante por conter considerável concentração de vitamina E”, explica a farmacêutica.

Faça você mesma

“Para nutrir, eu prefiro lavar o cabelo apenas com xampu neutro, secar com a tolha e aplicar uma colher do óleo de coco no cabelo. Umedeço bem e deixo agir por 4 horas. Após o período de hidratação, lavo os cabelos 2 a 3 vezes e, na última lavagem, deixo o xampu agir por uns 5 minutos. Em seguida, condiciono normalmente. Os resultados são incríveis!”, ensina o hair stylist Luciano Almeida, do salão Luciano Almeida Art e Cabelo (SP).

Em tinturas

“O óleo de coco também traz benefícios se aplicado na coloração dos cabelos. Ajuda a proteger o fio, pois a coloração é totalmente alcalina, abrindo as cutículas, assim, faz com que o óleo de coco penetre nos fios, mais facilmente”, comenta.

Para os oleosos

“Também há benefícios se aplicado em forma de massagem, deslizando o produto por todo o comprimento e retirando em seguida, para não causar o aumento da oleosidade. A técnica também tem a capacidade de tratar distúrbios que provocam a oleosidade excessiva. A reposição de lipídios e nutrientes no interior da fibra capilar reestabelece a fisiologia do couro cabeludo minimizando a produção excessiva de oleosidade”, diz.

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.