Personalize seus votos de casamento de forma inesquecível

Aprenda com o celebrante Marco Aurélio a personalizar os votos de casamento com base na história de amor que vivem

Pode parecer fácil colocar todos os sentimentos em um papel. Mas quando se trata dos votos de casamento a tarefa pode não ser tão simples. E muitos preferem substituir o “Na alegria e na tristeza, na saúde e na doença, na riqueza e na pobreza, por todos os dias da nossa vida, até que a morte nos separe”. Personalizar os votos irá fazer seus convidados usarem os lencinhos para as lágrimas de alegria que distribuiu. Além disso, ainda tornará a cerimônia mais íntima e marcante para o casal.

“Procuro de uma forma leve e tranquila sempre incentivar os noivos a deixarem a timidez de lado e viver essa emoção única que é fazer os juramentos com suas próprias palavras”, comenta o celebrante Marco Aurélio. O especialista faz mais de 100 casamentos por ano e defende que o momento dos votos é um dos mais especiais e emocionantes da cerimônia.

Personalize seus votos de casamento de forma inesquecível

Seja você mesmo, sem medo

Não importa se os votos de casamento são recitados em versos ou lidos em cartas. Ser espontâneo, repleto de emoção e com palavras que saem do coração é o que emociona. “Sempre oriento os casais e lembro que os votos não devem ser feitos com o intuito de impressionar os convidados. É algo particular, feito e pensado no noiva ou na noiva. É um juramento”, lembra.

Para Marco Aurélio existem duas principais falhas que os casais comentem na hora de elaborar os votos: deixar para escrever de última hora ou, no meio da pressa, deixar de criar com suas palavras e copiar da internet. “Não que isso seja errado, mas o intuito dos votos é o casal procurar transmitir com suas próprias palavras o sentimento de estar se casando com o amor de sua vida. Afinal, o simples quando se tem amor, se torna espetacular”, completa.

Personalize seus votos de casamento de forma inesquecível

Organize-se

Foque na construção e crie os votos sem deixar para a última hora. Essa organização garante que tudo o que deve ser dito esteja no discurso, além de eliminar a pressão de escrever algo de última hora.

Relembre seus motivos

Não tem muitas habilidades com a escrita e a oratória? Inspire-se nos momentos especiais que viveu ao lado daquela pessoa que irá se casar com você. Vale contar a história de um encontro de almas, um momento especial que viveram ou um acontecimento marcante para os dois. “Relembre sempre o caminho que os trouxeram até o altar e sejam gratos por tudo o que o amor tem proporcionado”, diz.

Leve cola

Que tal levar um esboço para ler ou pelo menos ajudar a orientar na hora dos votos? Na hora da emoção, você pode esquecer algo que era importante falar – e esse suporte irá te ajudar.

O pouco fala muito

Não se preocupe em fazer um poema elaborado ou um texto lindo. “Os votos precisam carregar apenas a essência do seu sentimento, por isso, seja sempre você na hora de se declarar para o amor de sua vida”, finaliza.

Fotos: divulgação

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.