Amigos e familiares irão na sua casa para comemorarem juntos, mas você nem sabe se irá dar conta de tudo? O segredo é se preparar com antecedência. A personal organizer Carol Rosa listou algumas dicas para você evitar o estresse e ter uma recepção de sucesso.

 

1. Saiba com certeza quantos convidados irá receber.

Confirme com cada um com antecedência e reforce o horário marcado para não ter surpresas. “Não deixe para a última hora ou isso vai acabar comprometendo toda a organização da ceia”, explica a personal organizer. Vale a pena ainda contar com 3 ou 4 pessoas a mais do número final confirmado. Assim, se alguém aparecer de última hora, você não será pego desprevenido. Mais vale sobrar comida do que faltar. Se sobrar, é só guardar para comer nos dias seguintes. Se faltar, será uma saia justa sem igual.

dicas-para-organizar-a-ceia-de-natal-buscando-sonhos-01

2. Faça uma lista de compras.

Primeiro, decida se você fará a ceia, se encomendará algo pronto ou se cada convidado vai levar um prato. Certifique-se se alguém tem alguma alergia ou limitação alimentar. Isso pode evitar outra saia justa. “Mesmo se cada pessoa contribuir com um prato, divida o que cada uma vai trazer ou você corre o risco de ter dois perus e nenhum tender, por exemplo”, afirma Carol Rosa. Se a ceia for ficar por conta do anfitrião, é preciso se organizar ainda mais. “Cheque receitas e verifique se você já tem os ingredientes em casa ou se é preciso acrescentar à lista de compras”, sugere a profissional. Como é uma época do ano muito corrida e com filas enormes em todos os lugares, planeje-se para ir ao supermercado com antecedência e já compre todos os alimentos congelados e não perecíveis. É preciso fazer uma lista de bebidas também. Se você pretende servir drinques e aperitivos, além do tradicional espumante, precisa definir qual bebida irá acompanhar o jantar. É bom ver opções para as crianças e sempre oferecer bebidas não alcoólicas. Os alimentos frescos e frutas devem ser comprados na véspera. Então se organize e tente ir a um lugar onde você sabe que poderá encontrar tudo. “Evite a peregrinação de loja em loja. Isso estressa e gasta tempo”, acrescenta. Além disso, lembre-se das outras compras fundamentais para garantir que seus convidados não passem apuros. Compre papel higiênico, lenço umedecido (caso vá receber crianças) e sabonete líquido.

 

Leia mais:

Como dobrar um guardanapo em formato de árvore de Natal

Receita: Verrine natalina

 

3. Cuide do serviço de mesa.

Com a quantidade de convidados em mãos e os alimentos que serão servidos, é hora de preparar a casa. Veja se você tem taças, pratos, talheres e copos suficientes para todos. Lembre-se que vai precisar de jogos para o jantar, para a sobremesa, taças de vinho, de champanhe, de licor… dependendo do que pretende oferecer. “É importante estar atento a isso, porque às vezes, durante o ano, as pessoas não usam jogos de jantar ou não recebem tantas pessoas ao mesmo tempo. É bom verificar se tudo está em ordem”, afirma a personal organizer. Outra dica é checar se há travessas para todos os pratos que pretende servir. Se os jogos não estiverem completos, vale alugar ou até mesmo misturar peças de jogos diferentes – desde que combinem entre si. “Isso pode dar um ar personalizado à ceia!”, conclui Carol Rosa.

 

Fotos: Pixabay

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.