rabanada portuguesa

Além de uma delícia, a rabanada é uma sobremesa tradicional para as festas de final de ano e pode ser feita com qualquer tipo de pão

Assim como muitas famílias, a sua também ama a rabanada no final de ano? A receita clássica, que tem sabor de infância e de casa de vó, traz alma para as festividades, principalmente para o Natal. Conhecida também como fatias douradas ou fatias de parida, a receita originalmente portuguesa, era oferecida às mulheres que acabaram de dar à luz para aumentar a oferta de leite aos bebês. O doce era uma forma de aproveitar o pão, um alimento considerado sagrado para os católicos.

A receita tradicional portuguesa foi elaborada pela coordenadora do curso de Gastronomia da São Judas – Unimonte, Maria de Fátima Gonçalves. “Em meio a tantas receitas de Natal, sempre vale investir num clássico, até para apresentar às crianças, que ainda não conhecem, e para aguçar a nossa memória afetiva. É saborosa e econômica e reaproveita o pão, um alimento repleto de significado e que combina muito com essa época de Natal”, comenta Maria de Fátima.

Rabanadas Portuguesas

Ingredientes

  • 4 unidades de pão francês amanhecido
  • 500 ml de leite
  • ¾ de xícara (chá) de açúcar
  • 1 colher (chá) de canela
  • 3 ovos
  • 600 ml de óleo para fritar

Para polvilhar

  • 300 g de açúcar
  • 1 colher (chá) de canela

Preparo

Corte o pão em fatias na espessura de um dedo. Aqueça o leite e misture o açúcar e a canela. Bata os ovos inteiros e coloque o óleo para esquentar. Passe as fatias de pão na mistura do leite e depois nos ovos. Frite cada uma em fogo moderado. Retire e deixe escorrer em um prato com papel absorvente para escorrer o óleo. Passe cada fatia de rabanada no açúcar com canela e arrume em um recipiente para servir.

Sugestão de consumo

Se quiser inovar, sirva a rabanada portuguesa com sorvete, frutas vermelhas, banana e mel por cima.

Imagem de Blandine JOANNIC por Pixabay 

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.