
Além de uma delícia, a rabanada é uma sobremesa tradicional para as festas de final de ano e pode ser feita com qualquer tipo de pão
Assim como muitas famílias, a sua também ama a rabanada no final de ano? A receita clássica, que tem sabor de infância e de casa de vó, traz alma para as festividades, principalmente para o Natal. Conhecida também como fatias douradas ou fatias de parida, a receita originalmente portuguesa, era oferecida às mulheres que acabaram de dar à luz para aumentar a oferta de leite aos bebês. O doce era uma forma de aproveitar o pão, um alimento considerado sagrado para os católicos.
A receita tradicional portuguesa foi elaborada pela coordenadora do curso de Gastronomia da São Judas – Unimonte, Maria de Fátima Gonçalves. “Em meio a tantas receitas de Natal, sempre vale investir num clássico, até para apresentar às crianças, que ainda não conhecem, e para aguçar a nossa memória afetiva. É saborosa e econômica e reaproveita o pão, um alimento repleto de significado e que combina muito com essa época de Natal”, comenta Maria de Fátima.
- Que tal uma rabanada? A receita típica do Natal
- Bolo Piscina de Cookies & Cream
- Brownie Branco com Nozes
Rabanadas Portuguesas
Ingredientes
- 4 unidades de pão francês amanhecido
- 500 ml de leite
- ¾ de xícara (chá) de açúcar
- 1 colher (chá) de canela
- 3 ovos
- 600 ml de óleo para fritar
Para polvilhar
- 300 g de açúcar
- 1 colher (chá) de canela
Preparo
Corte o pão em fatias na espessura de um dedo. Aqueça o leite e misture o açúcar e a canela. Bata os ovos inteiros e coloque o óleo para esquentar. Passe as fatias de pão na mistura do leite e depois nos ovos. Frite cada uma em fogo moderado. Retire e deixe escorrer em um prato com papel absorvente para escorrer o óleo. Passe cada fatia de rabanada no açúcar com canela e arrume em um recipiente para servir.
Sugestão de consumo
Se quiser inovar, sirva a rabanada portuguesa com sorvete, frutas vermelhas, banana e mel por cima.
Imagem de Blandine JOANNIC por Pixabay