Parece irresistível, não? Então, que tal aproveitar os dias mais frios para fazer esta delícia com calda quente? A receita é do Café Pelé.

 

Ingredientes:

Massa
1/3 xícara (chá) de cappuccino de chocolate
1/3 xícara (chá) de óleo
¼ xícara (chá) de leite
3 ovos
1 xícara (chá) rasa de açúcar
1 xícara (chá) rasa de farinha de trigo
2 colheres (chá) de fermento químico em pó
Margarina para untar e farinha de trigo para polvilhar

Recheio e Cobertura
2 latas de leite condensado
1 colher (sopa) de cacau em pó
¼ xícara (chá) de cappuccino de chocolate
2 colheres (sopa) cheias de manteiga
Chocolate granulado a gosto

Calda
1 xícara (chá) de leite
2 colheres (sopa) de cappuccino de chocolate

Preparo:

Massa
Em uma vasilha coloque o cappuccino em pó, o óleo e o leite e misture até que dissolva. À batedeira, leve as gemas e o açúcar e bata até que dobrem de volume e fiquem com aspecto mais claro. Em seguida, diminua a velocidade da batedeira, junte aos poucos a mistura de chocolate e, com a batedeira ligada, adicione a farinha de trigo e o fermento. Retire a massa da batedeira e reserve. Bata as claras em ponto de neve e, cuidadosamente, junte-as a massa, misturando de baixo para cima. Em uma forma redonda, com 26cm de diâmetro, untada e enfarinhada, despeje a massa e a leve para assar em forno pré-aquecido, à temperatura de 180°C, por 30 minutos. Passado esse tempo, abaixe a temperatura para 180ºC e asse por mais 10 minutos. Retire de forno e espere esfriar.

Recheio e Cobertura
Em uma panela coloque todos os ingredientes, misture bem e, em fogo médio, leve para cozinhar, mexendo sempre, por aproximadamente 10 minutos ou até que comece a aparecer o fundo da panela. Retire ¾ da quantidade para o recheio/cobertura e deixe o restante cozinhar até obter ponto de brigadeiro. Retire do fogo e deixe esfriar. Enrole a massa em minibrigadeiros, passe pelo granulado e reserve.

Calda
A uma panela leve os ingredientes para ferver por 1 minuto. Desligue e reserve.

Montagem
Corte o bolo ao meio, umedeça-o com a calda e coloque metade do recheio. Em seguida, cubra-o com a metade cortada. Repita o processo (calda e recheio) com a segunda parte do bolo e finalize decorando-o com os brigadeirinhos.

O recheio e cobertura devem ser aplicados ainda quentes.

Grau de dificuldade: Fácil – para sair da rotina
Tempo de Preparo: 1h
Rendimento: 16 porções de 100g

Informação nutricional/porção de 100g
Valor calórico: 290kcal

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.