O doce não é só bonito para enfeitar a mesa da sua festa: ele ainda pode trazer benefícios à saúde, pois é feito com biomassa de banana verde. O componente é famoso por ajudar o intestino a trabalhar corretamente por causa de seu amido resistente, que funciona como alimento para as bactérias intestinais benéficas. O amido ainda atua absorvendo as gorduras e, quando verde, a banana preserva seus sais minerais e vitaminas e tem baixa concentração de frutose.

“Transformar o brigadeiro, símbolo de quilos a mais em um doce saudável para se comer sem culpa foi um desafio, pois ele tem uma referência de sabor e textura. Mas depois de muitos testes consegui um resultado que surpreende os apaixonados pelo doce, e a maioria das pessoas que prova diz que é melhor que o tradicional”, orgulha-se a chef Iracema Bertoco, professora dos cursos de gastronomia do Centro Europeu, em Curitiba (PR).

 

Biomassa de Banana Verde

Ingredientes:

  • 4 Bananas bem verdes de qualquer variedade
  • Água

Preparo:

Lavar bem as bananas com esponja e detergente, cortar as pontas sem deixar aparecer a polpa. Em seguida levar em uma panela de pressão com água fervendo, suficiente para cobrir as bananas. Contar 10 minutos a partir do início da pressão da panela. Deixar o ar sair e a panela perder a pressão sozinha. Separar as cascas das polpas e levar apenas as polpas bem quentes para processar até que fique uma massa homogênea. Para ajudar processar pode-se utilizar água desde que seja bem quente.  Rendimento: 100 g, aproximadamente.

Obs: Nunca utilizar a água do cozimento das bananas para misturar à polpa, pois ela contém tanino que escurece a massa.

 

Leite condensado diet

Ingredientes:

  • 400g de leite em pó desnatado
  • 150 ml de água fervente
  • 10 g de sucralose
  • 60 g de manteiga

Preparo:

Bater todos os ingredientes no liquidificador e reservar

 

Brigadeiro

Ingredientes:

    • 1 receita do de leite condensado diet caseiro
    • 100g de biomassa de banana verde
    • 80 g de cacau em pó
    • 100g de chocolate diet picado

150g de chocolate diet ralado (usar no lugar do granulado)

Preparo:

Colocar os quatro primeiros ingredientes em uma panela e levar ao fogo brando mexendo sempre até atingir ponto de brigadeiro comum. Deixar esfriar, enrolar e passar no chocolate diet ralado.

 

Rendimento: 40 brigadeiros com apenas 40 calorias cada

Custo da receita: 15 reais

Tempo de preparo: 30 minutos

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.