Que tal se refrescar com uma soda italiana artesanal feita em casa mesmo? A receita é uma delícia e vai surpreender você

Com a chegada do verão, nada mais refrescante do que uma bebida gaseificada e saborosa, como a soda italiana artesanal. Mas não precisa ser algo comprado nos supermercados, você mesma pode fazer para a festa do seu filho.

A deliciosa soda italiana tem como base água gaseificada e xarope e a fruta que você preferir. “Usamos muito as frutas da estação, especiarias, como pimenta-rosa e gengibre, ervas, como manjericão e alecrim, além de plantas alimentícias, como hibisco e lavanda”, explica o chef Nicholas Calleias, do gastropub Maialini, de Campinas, São Paulo.

Ingredientes

  • 200 ml de água gaseificada
  • 50 ml de xarope base (veja a receita abaixo)
  • Gelo à vontade

Preparo

Encha o copo de sua preferência com gelo, coloque o xarope e depois a água gaseificada. Sirva com canudo.

Xarope base

Ingredientes

  • 1 quilo de açúcar refinado
  • 1 litro de água filtrada ou água mineral

Preparo

Coloque todos os ingredientes em uma panela e leve ao fogo médio. Misture até ficar homogêneo e espere o líquido se tornar cristalino. Reserve na geladeira para usar posteriormente.

Se quiser acrescentar sabor:

  • Troque um litro de água por 600 ml e adicione 400 ml de suco de limão siciliano (ou outro que seja de sua preferência, como abacaxi ou morango).
  • Se quiser colocar uma erva, como hortelã, adicione-a na água a ser fervida. Depois, retire-a do xarope para evitar amargor.

Fotos: Thaís Jorge

soda-artesanal-receita-buscando-sonhos-02

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.