
Seja para comemorar um casamento ou mesmo um aniversário de adulto, que tal preparar uma receita nova – e deliciosa? O tempurá de sorvete, conhecido também como sorvete frito, é inspirado na culinária japonesa e feito com uma massa especial, que segura o sorvete geladinho do lado de dentro. Quem ensina é o chef Juliano da Silva, da Temakeria e Cia (SP). Delicie-se!
Leia mais:
Receita: torta de pistache com framboesa
DIY: faça um buquê de marshmallow para as daminhas
Ingredientes:
Calda de chocolate:
- 50g de manteiga sem sal
- 1 kg de chocolate ao leite picado
- 400g de leite integral
Para o tempurá:
- 34g de pão de ló
- 1 e ½ bola de sorvete de creme (90g)
- 20 cm de filme plástico
Para a finalização:
- 3g de farinha de trigo
- 33g de massa para empanar
- 33g de flocos de milho com açúcar
- 60g da calda de chocolate
- 3g de castanha de caju picada
- 1 ramo de hortelã (2g)
Preparo:
Derreta a manteiga em banho-maria. Acrescente o chocolate picado por 3 minutos e mexa até derreter um pouco. Junte o leite e mexa, deixando por mais 4 minutos. Desligue e continue mexendo. Espere esfriar um pouco e leve à geladeira em recipiente tampado.
Para o tempurá, corte uma fatia fina de pão de ló em sentido horizontal. Se o formato for redondo, corte uma fatia menor e complete com outros pedaços até atingir o peso de 35g. Na parte inferior do pão de ló, coloque o sorvete de creme. Enrole pressionando bem. Dobre as extremidades do bolo para dentro. Enrole em filme plástico e torça bem as pontas para não escapar. Leve ao freezer por 24 horas.
Pegue o rolo de pão de ló com sorvete do freezer e empane rapidamente na farinha de trigo, depois na massa para empanar e, por fim, nos flocos de milho. Frite em óleo bem quente por apenas 15 segundos. Coloque sobre um papel toalha para absorver o excesso de óleo. Corte o tempurá em 4 pedaços iguais e coloque sobre o prato. Despeje 60g de calda, a castanha de caju e enfeite com um ramo de hortelã. Sirva rapidamente.
Foto: divulgação