Torta de chocolate vegana Fonte de fibras, a receita não leva farinha e nenhum refinado. Conheça a delícia da torta de chocolate vegana saudável, que é fácil de fazer

Fonte de fibras, a receita não leva farinha e nenhum refinado. Conheça a delícia da torta de chocolate vegana saudável, que é fácil de fazer

Nada de farinha branca ou açúcar refinado. Nem de produtos com origem animal. A receita da torta de chocolate vegana foi elaborada pela chef Gabi Mahamud, autora do livro de receitas Flor de Sal e professora do Centro Europeu (PR). Aproveite a delícia que é fonte de fibras e proteínas e é antioxidante.

Leia mais:

Aprenda a fazer o drinque Margarita

Receita: ovos nevados

Torta de chocolate vegana Fonte de fibras, a receita não leva farinha e nenhum refinado. Conheça a delícia da torta de chocolate vegana saudável, que é fácil de fazer

Ingredientes

1 ½ xícara (chá) de grão-de-bico cozido

1 xícara (chá) de maçã sem cabo e sem sementes picada

½ xícara (chá) de melado de cana

½ xícara (chá) de cacau em pó

1 colher (sopa) de café solúvel (opcional)

1 colher (chá) de fermento químico em pó

1 colher (chá) de extrato de baunilha

1 pitada de sal

¼ de xícara (chá) de óleo de coco ou manteiga de cacau

1/3 de xícara (chá) de chocolate amargo picado (90 g)

Preparo

Pré-aqueça o forno a 180°C. Unte com óleo uma forma de fundo removível com 20 cm de diâmetro. Forre o fundo com papel-manteiga e pincele com óleo.

Em um processador ou liquidificador, coloque o grão-de-bico, a maçã, o melado, o cacau, o café, o fermento, a baunilha, o sal e o óleo de coco derretido. Bata até obter um creme homogêneo.

Coloque o chocolate em um refratário encaixado em uma panela com água fervente e mexa até derreter (se preciso, leve o conjunto ao fogo baixo e tome cuidado para a água não encostar no fundo da tigela). Junte o chocolate derretido ao creme de grão-de-bico e misture bem para incorporar.

Despeje a massa na fôrma preparada e alise a superfície com uma espátula. Não tem problema se a torta ficar úmida no centro ou se as bordas ficarem mais altas do que o meio.

Asse por 30 minutos, até a superfície parecer seca; então cubra com papel-alumínio e asse por mais 20 a 30 minutos. Espere esfriar completamente antes de desenformar.

Fotos: divulgação

Escrito por

Katia Deutner

Jornalista por formação e apaixonada por este universo de magia e encantos. Já trabalhou em diversas revistas do setor e tem um olhar apurado para o belo.